Toxina Botulínica
A toxina botulínica está indicada para o tratamento das rugas dinâmicas que surgem com o tempo na face e pescoço. Rugas dinâmicas são aquelas que surgem em decorrência da ação dos músculos sobre a pele, como por exemplo as da região peri-orbitária (“pés-de-galinha”) e da região frontal (rugas da testa, acentuadas pela elevação das sobrancelhas). As rugas chamadas estáticas, que são aquelas visíveis mesmo com a musculatura da face em repouso, sofrem pouca ou nenhuma alteração com a aplicação de toxina botulínica e requerem métodos complementares de tratamento como a aplicação de Laser ou mesmo cirurgias como a Blefaroplastia (Cirurgia plástica das pálpebras) e o Lifting Facial (Cirurgia para correção de rugas faciais).

Os principais locais a serem tratados na face, e que em nossa opinião oferecem os melhores resultados são a região ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”), a região da glabela (localizada sobre o nariz e entre as sobrancelhas), as regiões laterais do nariz (onde se formam comumente rugas quando se sorri, as chamadas “bunny lines”) e a região da testa (rugas frontais).

Apesar de pouco comuns, há situações que contraindicam o uso da toxina botulínica. São elas:
• Doenças neuromusculares: Síndrome de Eaton Lambert, Miastenia Gravis;
• Uso de antibióticos aminoglicosídeos: gentamicina, estreptomicina, amicacina, kanamicina (contraindicado durante o período de uso do medicamento);
• Outros medicamentos: D-penicilamina, cloroquina, hidroxicloroquina, ciclosporina;
• Gravidez e amamentação;
• Alergia a componentes do medicamento - alergia a albumina;
• Infecção no local da aplicação.

A aplicação da toxina botulínica é realizada no próprio consultório, e dura aproximadamente 15 minutos. O procedimento é praticamente indolor, não necessitando de medicação anestésica. Após o procedimento recomenda-se não abaixar a cabeça por 4 a 6 horas, não massagear ou pressionar as áreas tratadas e evitar esforços físicos por 24 horas.

Após a aplicação podem surgir equimoses (manchas roxas) nos locais de injeção (que vão desaparecer espontaneamente após alguns dias) e em alguns indivíduos dor de cabeça, que cede ao uso de analgésicos.
A duração do efeito da toxina botulínica é, segundo o fabricante, de aproximadamente 4 meses, podendo apresentar variações para mais ou para menos em cada caso.

As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão, e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nesta será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.

Campinas - Clínica Benavitta - Albino José Barbosa de Oliveira, 856, Barão Geraldo. Tel (19) 3367-8600
Indaiatuba - Office Premium - Rua das Orquídeas, 667, Cj. 401, Jd. Pompeia. Tel (19) 3115-3337/(19) 99915-3337
DR. DAVI REIS CALDERONI ® 2012 - Todos os Direitos Reservados CRISOFT ® 2005