Tratamento de Cicatrizes de Acne com Laser de CO2 Fracionado
O laser de CO2 é uma das modalidades mais modernas e internacionalmente aceitas para o rejuvenescimento facial, sendo utilizado já há mais de 25 anos.

Um feixe de luz altamente focado atinge a pele com intensidade programada, removendo seletivamente a camada mais superficial (epiderme) e penetrando a derme, onde se localizam as fibras de colágeno. Assim, promove um encolhimento dos feixes de colágeno pelo aumento localizado da temperatura bem como inicia um estímulo à produção de mais colágeno, que irá substituir as fibras lesadas no processo de fotoenvelhecimento.

Devido a estas características, atua promovendo um maior nivelamento das cicatrizes resultantes da acne facial, uma vez que realiza ablação controlada das áreas elevadas e estimula a produção de colágeno nas áreas de depressão. Assim, embora a completa erradicação das cicatrizes seja pouco frequente, estas tornam-se menos aparentes devido principalmente à redução da profundidade e consequente melhora do contraste luz/sombra produzido pelas cicatrizes aprofundadas que as torna mais chamativas.

No CO2 Fracionado o feixe de laser é separado em vários microfeixes de luz, como se fosse um chuveiro. Com isso, o laser atinge minúsculos pedaços da pele, deixando áreas de pele intacta entre as ilhotas da pele atingida (Ver imagens abaixo).

É essa pele que não foi afetada que vai facilitar a cicatrização das colunas de tecido atingidas pelo laser. As pequenas pontes de pele intacta permitem a reestruturação da epiderme (camada superficial da pele) de uma forma mais rápida e possibilita ao paciente um retorno as suas atividades normais num tempo mais curto.

COMO É O TRATAMENTO
O tratamento facial com laser de CO2 Fracionado é realizado em sessões. O número de sessões varia de acordo com o tipo de pele e intensidade e tipo das cicatrizes. No entanto sabe-se que em geral o tratamento de cicatrizes de acne requer um número maior de aplicações em comparação com o tratamento dirigido apenas ao fotoenvelhecimento da pele. A aplicação do laser é realizada no consultório, utilizando-se anestesia tópica em forma de gel facial.

É de suma importância ressaltar a necessidade de cuidados coma pele no pós-procedimento, sendo o principal a fotoproteção diária (uso correto do protetor solar) e o uso de hidratantes faciais.

Graças ao fracionamento da energia empregada, o tempo de recuperação é reduzido, permitindo um retorno mais precoce às atividades quotidianas.


As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão, e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nesta será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.

Campinas - Clínica Benavitta - Albino José Barbosa de Oliveira, 856, Barão Geraldo. Tel (19) 3367-8600
Indaiatuba - Office Premium - Rua das Orquídeas, 667, Cj. 401, Jd. Pompeia. Tel (19) 3115-3337/(19) 99915-3337
DR. DAVI REIS CALDERONI ® 2012 - Todos os Direitos Reservados CRISOFT ® 2005