Otoplastia - Orelhas de Abano
CIRURGIA PLÁSTICA DAS ORELHAS

QUANDO ESTÁ INDICADA?
A principal indicação da otoplastia é a correção de orelhas proeminentes, popularmente conhecidas como “orelhas de abano”. Apesar de não prejudicar a função de audição, esta alteração provoca muito desconforto devido ao aspecto estético. A cirurgia está indicada a partir dos 7 anos de idade, quando as cartilagens das orelhas já estão completamente desenvolvidas.

COMO É A CIRURGIA?
A otoplastia é realizada em ambiente hospitalar para maior segurança. A duração do procedimento é de aproximadamente uma hora.

A correção das orelhas proeminentes é realizada através de uma incisão localizada na parte de trás da orelha, o que faz com que as cicatrizes fiquem totalmente ocultas. Através desta incisão realizam-se uma série de manobras sobre a cartilagem auricular (que é a porção mais consistente e que dá formato à orelha) como pontos modeladores, raspagem e redução de algumas partes da mesma quando necessário, de modo a conferir um formato mais natural. O objetivo é formar as curvaturas naturais da cartilagem, que estão mais “apagadas” na orelha proeminente, bem como aproximar a orelha da face lateral da cabeça.

QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?
Em crianças maiores e em adultos, anestesia local associada ou não a sedação. Em crianças menores é necessária utilização de anestesia geral.

QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
O procedimento é realizado em regime ambulatorial, permanecendo no hospital normalmente apenas até a completa recuperação da sedação. No caso de anestesia geral, internação de até 24 horas.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente o pós-operatório não está associado a desconforto intenso. A dor local é geralmente de pequena intensidade e controlada com analgésicos. É necessário o uso de faixa elástica para manter a posição das orelhas operadas por até 30 dias, além de evitar a manipulação brusca e traumatismos na região. A orelha permanece inchada e pode apresentar vermelhidão local por alguns dias.

As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão, e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nesta será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada

Campinas - Clínica Benavitta - Albino José Barbosa de Oliveira, 856, Barão Geraldo. Tel (19) 3367-8600
Indaiatuba - Office Premium - Rua das Orquídeas, 667, Cj. 401, Jd. Pompeia. Tel (19) 3115-3337/(19) 99915-3337
DR. DAVI REIS CALDERONI ® 2012 - Todos os Direitos Reservados CRISOFT ® 2005