Mamoplastia Redutora
QUANDO ESTÁ INDICADA?
A mamoplastia redutora está indicada em pacientes que apresentem mamas com grande volume, e que desejem reduzi-lo. As mamas volumosas (hipertrofia mamária) são geralmente constitucionais, ou seja, próprias das características individuais de desenvolvimento da paciente. Além disso, pode ocorrer também aumento significativo de volume além de flacidez após a amamentação.

O preparo para a cirurgia inclui a realização de exames de ultra-sonografia ou mamografia, bem como avaliação de especialista, para excluir a presença de alterações da mama. Este é um importante cuidado de segurança, uma vez que a mamoplastia pode ocasionalmente interferir na conduta frente a algumas patologias mamárias.

COMO É A CIRURGIA?
A mamoplastia redutora é realizada sempre em ambiente hospitalar, para maior segurança. A duração do procedimento é de aproximadamente três a quatro horas.

Realiza-se uma marcação prévia, que irá guiar as incisões para a retirada do excesso de pele e dos tecidos glandular e gorduroso que compõem a mama. As incisões são feitas de modo a retirar o excesso de tecido da porção inferior da mama, reduzindo assim seu volume. O remodelamento do tecido restante permite o reposicionamento da mama corrigindo a ptose (queda da mama) e melhorando a posição da aréola e mamilo.

O padrão de incisões mais comumente utilizado gera cicatrizes localizadas em torno da aréola e, abaixo desta, outras que formam o chamado “T invertido”. Estas são tanto maiores quanto maior a redução necessária, ou seja, quanto maior o volume da mama maiores serão as cicatrizes.

Durante todo o período de internação é usada meia elástica de média compressão, como medida auxiliar na profilaxia da trombose venosa profunda.

QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?
Anestesia geral.

QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Em geral é de 24 horas.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente o pós-operatório não apresenta desconfortos importantes. A dor não costuma ser intensa e é controlada com analgésicos e anti-inflamatórios. É necessário repouso dos braços (principalmente evitando a elevação dos mesmos) por pelo menos 15 dias, com retorno gradual à movimentação sem restrições. Usa-se sutiã moderadamente compressivo específico para o pós-operatório por 60 dias. Não julgamos necessária a realização de massagens ou drenagem no pós-operatório. A cicatrização é acompanhada por até 1 ano após o procedimento.

As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão, e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nesta será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.

Campinas - Clínica Benavitta - Albino José Barbosa de Oliveira, 856, Barão Geraldo. Tel (19) 3367-8600
Indaiatuba - Office Premium - Rua das Orquídeas, 667, Cj. 401, Jd. Pompeia. Tel (19) 3115-3337/(19) 99915-3337
DR. DAVI REIS CALDERONI ® 2012 - Todos os Direitos Reservados CRISOFT ® 2005