Rinoplastia
CIRURGIA PLÁSTICA DO NARIZ

QUANDO ESTÁ INDICADA?
O objetivo da Rinoplastia é harmonizar a face, através da alteração principalmente do formato e tamanho do nariz, de modo a torná-lo mais natural e em equilíbrio com os demais componentes do rosto. Como cada indivíduo é único e tem uma carga genética própria, não é possível escolher arbitrariamente um nariz que se deseja ter (“ficar com o nariz igual ao de alguém”), mas sim corrigir e melhorar o próprio nariz, dentro de suas características e possibilidades individuais. Desde que se tenha boa saúde, não há limite de idade para remodelar o nariz.

Em alguns casos, problemas de respiração - relacionados à estrutura nasal interna - podem ser corrigidos na mesma cirurgia, com auxílio de Otorrinolaringologista. É importante ressaltar que problemas alérgicos, como a rinite, não são modificados nem para melhor nem para pior com a cirurgia.

COMO É A CIRURGIA?
A rinoplastia é realizada sempre em ambiente hospitalar, para maior segurança. A duração do procedimento é de aproximadamente uma a duas horas.

A cirurgia é realizada principalmente através da modelagem dos ossos e cartilagens que compõem o nariz. São realizadas incisões na parte interna das narinas (mucosa nasal) e, se necessário, na columela, que é a parte inferior do nariz que se continua com o lábio superior. Dessa forma as cicatrizes são em sua maioria internas, sendo que a cicatriz localizada na columela tem apenas cerca de 3 a 4 milímetros e na grande maioria dos casos torna-se praticamente imperceptível.

Uma vez feito o acesso à estrutura óssea e cartilaginosa do nariz, são realizadas manobras visando ao afinamento e levantamento da ponta nasal, redução do dorso (saliência vista no nariz em perfil), entre outras possibilidades que serão indicadas e discutidas com o paciente em cada caso.

O curativo é feito com uso de material rígido como plástico moldável ou camada de gesso, imobilizados com esparadrapos, no sentido de manter inalterada a posição e forma obtidas na cirurgia. Ocasionalmente há a necessidade de deixar ao final do procedimento um tampão de gaze nas cavidades nasais.

QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?
Na maioria dos casos é utilizada a anestesia geral. Em casos selecionados, pode-se optar pela anestesia local associada a sedação.

QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Em geral é de 24 horas.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente o pós-operatório não apresenta desconfortos importantes. A dor não costuma ser intensa e é controlada com analgésicos e anti-inflamatórios. Quando utilizado, o tampão nasal de gaze é retirado após 24 a 48 horas. O curativo rígido permanece por 7 dias sendo retirado no consultório. Na sequência mantém-se o uso de esparadrapagem diretamente sobre a pele por mais 14 a 21 dias, com a finalidade de proteção e contenção do inchaço.

Recomenda-se que no primeiro dia após a cirurgia, o paciente permaneça em repouso. É possível retomar a maioria das atividades entre 7 e 10 dias, exceto exercícios físicos que são liberados após algumas semanas. Qualquer atividade, principalmente esportiva, que possa implicar em contato direto ou traumatismos sobre o nariz deve ser evitada por pelo menos 2 meses, uma vez que a cicatrização da estrutura óssea nasal é lenta. O uso do protetor solar é obrigatório após liberação médica, assim como o cuidado em não tomar sol, e não usar óculos imediatamente após a cirurgia.

Deve- se dormir sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (colocação de dois travesseiros), mantendo-se com a face voltada para cima (nunca lateralmente) para não encostar o nariz no travesseiro.

As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão, e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nesta será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.

Campinas - Clínica Benavitta - Albino José Barbosa de Oliveira, 856, Barão Geraldo. Tel (19) 3367-8600
Indaiatuba - Office Premium - Rua das Orquídeas, 667, Cj. 401, Jd. Pompeia. Tel (19) 3115-3337/(19) 99915-3337
DR. DAVI REIS CALDERONI ® 2012 - Todos os Direitos Reservados CRISOFT ® 2005