Abdominoplastia - Cirurgia Plástica do Abdome
QUANDO ESTÁ INDICADA?
A cirurgia plástica do abdome, ou abdominoplastia, pretende devolver à região do abdome linhas mais agradáveis tanto no contorno lateral (cintura) quanto numa visão de perfil (tratamento do abdome globoso, proeminente). Está indicada no tratamento das alterações que ocorrem principalmente após a gestação e mudanças significativas do peso, como por exemplo após regimes e tratamento da obesidade. Um componente importante da abdominoplastia é a retirada do excesso de pele e gordura localizados na parte inferior do abdome, muitas vezes formando uma espécie de avental. Também é realizado o tratamento da flacidez da parede muscular, que contribui para o aspecto arredondado do abdome, e, quando necessário, associa-se a lipoaspiração para melhor correção dos depósitos de gordura.

COMO É A CIRURGIA?
A abdominoplastia é realizada sempre em ambiente hospitalar, para maior segurança. A duração do procedimento é de aproximadamente três a quatro horas.
O principal componente da abdominoplastia é a retirada do excesso de pele e gordura localizados na parte inferior do abdome, muitas vezes formando uma espécie de avental. A retirada deste excesso de tecido é realizada através de uma incisão horizontal localizada na parte mais inferior do abdome, aproximadamente seguindo a linha coberta pela parte de baixo de um biquíni.

Também é realizado o tratamento da flacidez da parede muscular, que contribui para o aspecto arredondado do abdome. Esta musculatura (músculos retos abdominais) contribui diretamente para o aspecto do abdome visto em perfil. Após a gestação é frequente observar-se um afastamento destes músculos (conhecido como diástase dos músculos retos), realizando-se na cirurgia a reaproximação dos mesmos para a sua posição original.

Quando necessário, associa-se a lipoaspiração para melhor correção dos depósitos de gordura localizada na parte da frente do abdome e nos flancos (regiões laterais, que contribuem para a melhora do contorno da cintura).

Utilizamos em todos os casos drenagem em sistema fechado com sucção a vácuo, para evitar o acúmulo de sangue e secreções.
Durante todo o período de internação é usada meia elástica de média compressão, como medida auxiliar na profilaxia da trombose venosa profunda.

QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?
Utiliza-se anestesia geral ou bloqueio peridural.

QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
É em geral de 24 horas, podendo ser prolongado em função da evolução pós-operatória.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente o pós-operatório não apresenta desconfortos importantes. A dor não costuma ser intensa e é controlada com analgésicos e anti-inflamatórios. O dreno é retirado na medida em que diminui a saída de secreção, não havendo um período fixo estipulado para a retirada. O tempo de permanência varia de paciente para paciente, mas costuma ser de aproximadamente 5 dias. É necessária a utilização de malha elástica moderadamente compressiva sobre o abdome, a qual será mantida por aproximadamente 60 dias. A meia elástica também deve continuar a ser utilizada em casa por pelo menos 7 dias. É permitida e incentivada a deambulação precoce e cuidadosa limitada inicialmente ao ambiente doméstico, e que gradualmente vai sendo liberada durante o pós-operatório. Pelos primeiros 15 dias de pós-operatório deve-se caminhar com o abdome ligeiramente curvado, para não esticá-lo demasiadamente e assim manter o local da incisão com menor tensão (menos esticado). Exercícios físicos devem ser evitados por pelo menos 2 meses, sendo liberados durante o acompanhamento pós-operatório de acordo com a evolução do paciente. A cicatrização é acompanhada por até 1 ano após o procedimento.

As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão, e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nesta será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.

Campinas - Clínica Benavitta - Albino José Barbosa de Oliveira, 856, Barão Geraldo. Tel (19) 3367-8600
Indaiatuba - Office Premium - Rua das Orquídeas, 667, Cj. 401, Jd. Pompeia. Tel (19) 3115-3337/(19) 99915-3337
DR. DAVI REIS CALDERONI ® 2012 - Todos os Direitos Reservados CRISOFT ® 2005